O que está procurando?

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Agricultura familiar

Adocica, comunidade do Salgado, adocica
* Caramuru

Entre as boas agendas deste feriado de 12/10, participei enquanto vice prefeito de uma atividade conjunta com a técnica Lilia Holanda e a diretora do Sertão Verde, Zuleide Araújo. Fomos à comunidade rural do Salgado para presenciar o início da distribuição de doces através da venda para o Programa de Aquisição de Alimentos, da CONAB/Governo Federal.

O projeto significará uma renda de R$ 4.500,00 por família, em seis meses de comercialização. Numa média mensal pode-se estimar um valor acima de um salário mínimo por mês para cada uma das 23 famílias envolvidas neste projeto da Associação Comunitária do Salgado. Isto dá um poder de aproveitamento das frutas nativas, como o caju, e fortalece a renda da agricultura familiar.

A produção começou a ser distribuída na manhã desta quarta-feira (12) e vai beneficiar outras famílias carentes do município. Serão mais de 3 centenas de famílias atendidas nas comunidades rurais de Fazenda Vitória, Morcego, Monte Alegre II, Caiana, Bom Jesus; e nas ações da Pastoral da Igreja, Casa e Cidadania e ações sociais de igrejas evangélicas. O produto acrescenta a outros projetos em andamento que entregam verduras, frutas e outros produtos originados do campo.

Literalmente, a vida no Salgado ficou mais doce graças a este grande projeto do Governo Federal que foi disponibilizado para a comunidade por conta do apoio técnico gratuito que foi dado através do Núcleo Sertão Verde e mais diretamente pela dedicação quase militante de Lilia Holanda. Enquanto vice prefeito fiz o papel de apoio acompanhando as idas e vindas, inclusive indo junto com o grupo até Natal. É mais uma grande conquista que mostra a acertiva da nossa confiança na possibilidade de viver bem aqui mesmo no nosso semi-árido nordestino. Para isso precisa de políticas públicas includentes como esta do PAA, compromissos das lideranças políticas, organização das comunidades e muita luta. As vezes dá certo. Hoje deu e o resultado foi doce para um povo de vida salgada.

* Imagem www.mds.gov.br

Nenhum comentário: